Grupo Aquila lança inovações como índice de gestão municipal em grande evento anual BH

29/10/2018

Raimundo Godoy - Diretor Técnico

O Grupo Aquila reúne empresários e gestores públicos para mais uma edição do projeto “#Foco 2019 Aquila”, em 31 de outubro, no Centro Cultural Minas Tênis Clube, das 9h às 20h. Um dos destaques da programação está no lançamento das inovações em soluções para o setor público e privado e nas homenagens para clientes e parceiros que se destacaram com as aplicações das práticas em gestão do grupo.
O IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) será uma das grandes novidades apresentadas com o indicador criado pelo Grupo Aquila, a partir do mapeamento de mais de cinco mil cidades brasileiras. A ferramenta monitora o desempenho da gestão pública, considerando critérios como educação, mobilidade, eficiência fiscal, saúde e desenvolvimento sócio econômico dos municípios. Ao longo deste primeiro módulo focado na gestão pública, os prefeitos e gestores públicos abordarão as boas práticas de gestão utilizadas em um debate comandado pelo jornalista William Waack.
Já, na segunda etapa, voltada para a gestão privada, mais de 20 empresas apresentarão os resultados com a aplicação de tecnologias de gestão em parceria com o Grupo Aquila. O professor indiano Kandarp Mehta, Phd em empreendedorismo pelo IESE (Barcelona), fará uma palestra, destacando a criatividade nas organizações e estratégias de negociação. O redator-chefe da revista Exame José Roberto Caetano também estará na capital mineira para participar da programação como palestrante.
“O público terá um excelente panorama do cenário brasileiro pós-eleições com um evento intenso aprendizado. Integraremos todos os colaboradores, clientes e formadores de opinião, pois temos equipes nos mais diversos lugares do Brasil e exterior”, afirma o CEO do Grupo Aquila Rodrigo Godoy.

ÍNDICE INÉDITO REÚNE MAIS DE 39 INDICADORES DE GESTÃO MUNICIPAL

A gestão de 43% dos municípios brasileiros tem nota abaixo de seis, conforme levantamento obtido com o exclusivo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), indicador de desempenho de gestão pública que mapeou as 5.570 cidades no país. Os indicadores são métricas importantes de atividades organizacionais e da realidade socioambiental municipal, diagnosticando os problemas e mensurando a qualidade dos serviços prestados à população. O Pai da administração moderna Peter Drucker disse que “Se você não pode medir, não pode gerenciar”.
O Grupo Aquila criou o IGMA após grande pesquisa para compreender o que torna cidades como Boston (EUA), Zurique (Suíça) e Sydney (Austrália) protagonistas do conceito de “Cidades Excelentes”. Os habitantes dessas cidades são impactados positivamente com serviços públicos de qualidade, alicerçados em uma gestão inteligente em áreas consideradas realmente críticas.
O processo para criação do algoritmo durou oito anos de pesquisa internacional, reunindo em uma única nota os 39 indicadores críticos fundamentais para avaliarem uma cidade, considerando as cinco dimensões mais importantes: educação; saúde e bem-estar; desenvolvimento econômico e ordem pública; infraestrutura e mobilidade urbana; eficiência fiscal e transparência.
Uma das características mais interessantes desse índice é o fato de surgir em berço tecnológico, associando tecnologias de Big Data (grande volume de dados estruturados ou não que impactam os negócios diariamente) e inteligência artificial, típicos da indústria 4.0. O conceito é uma referência à quarta Revolução Industrial, usando interações entre os sistemas cyber-físicos, a Internet das Coisas e o Big Data para um processo industrial mais inteligente.
Anteriormente, os municípios demoravam cerca de três meses para levantar dados e, agora, têm disponíveis informações para monitorar o desempenho dos gestores públicos, diagnosticando as áreas que mais demandam atenção. Atualmente, mais de 50 cidades já estão utilizando o indicador para retomar o desenvolvimento, de forma mais efetiva, ágil e exponencialmente mais barata.
O lançamento do índice IGMA será um dos grandes focos da programação do evento “#Foco 2019 Aquila”, em Belo Horizonte, promovendo debates com prefeitos e gestores públicos. Os palestrantes abordarão as boas práticas de gestão adotadas e os excelentes resultados obtidos, assim como os governantes recém-eleitos já sinalizaram a adesão aos conceitos do IGMA.

ENTRE EM CONTATO

* Preenchimento obrigatório