 agosto 13, 2019     9:21 am     Rodrigo Neves

O BRASIL DOS MUNICÍPIOS DE MÉDIO PORTE: QUAIS OS MELHORES?

Os municípios de médio porte vêm ganhando cada vez mais relevância na economia brasileira e tem se tornado uma opção mais frequente de quem busca maior qualidade de vida ou de empresas que querem investir em negócios. Atualmente, o país possui 317 cidades com mais de 100 mil habitantes, que juntas representam 57% da população total. A região sudeste concentra 150 (47%) desses municípios, seguida pelo Nordeste com 63 (20%) e Sul com 52 (16%) respectivamente. Os cinco melhores municípios acima de 100 mil habitantes para morar e investir no país hoje são:

  1. Jaraguá do Sul – SC
  2. Maringá – PR
  3. Toledo – PR
  4. São José do Rio Preto – SP
  5. Catanduva – SP


Como descobrir e qual a importância disso?

Por meio do IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila (http://igma.aquila.com.br/), conseguimos entender o que está por trás dessa tendência. Primeiramente, são municípios com máquinas públicas mais eficientes. A capacidade média de investir dessas 317 prefeituras é de 12,7%, enquanto daqueles com menos de 100 mil habitantes é próxima de Zero. No último ano fiscal, foram municípios com superávit na casa de 6%, enquanto o restante do país ficou com déficit de 9%. Em geral são municípios com uma população mais escolarizada com uma média 9,9 anos de estudo, versus 9,3 do restante do país. 43% de suas crianças possuem acesso à educação infantil, situação um pouco melhor que os 41% dos demais. Além disso, quase três vezes mais pessoas concluíram o ensino superior, uma vez que 15% das pessoas possuem alguma faculdade completa versus 6% do restante do país. São notórias as diferenças no que tange ao nível de desenvolvimento sócio econômico. São municípios mais ricos com PIB per capta na ordem de R$ 37 mil/ano, quase o dobro dos demais que apresentam R$ 21 mil/ano. A população classificada em nível de pobreza nessas localidades é de apenas 8,1% da população total, enquanto no restante do país é três vezes maior, alcançando a incrível marca de 24%. E são regiões com a taxa de mortalidade infantil 11% menor do que as demais. Vale ressaltar que o principal ponto de atenção desses municípios é o quesito Ordem Pública. A taxa de homicídios é 35% superior ao restante do país, na ordem de 35 para cada 100 mil habitantes. Os melhores municípios por região do país hoje são:



  • Sudeste: São José do Rio Preto – SP – 75,53
  • Nordeste: Sobral – CE – 67,45
  • Sul: Jaraguá do Sul – SC – 78,02
  • Centro Oeste: Itumbiara – GO – 65,98
  • Norte: Palmas – TO – 68,53


Utilize os indicadores e informações disponíveis na hora de decidir onde morar ou investir os recursos da sua empresa. Quer saber mais? Acesse: igma.aquila.com.br

ENTRE EM CONTATO

* Preenchimento obrigatório